Agricultura

Em Água Doce: Secretaria Agricultura em parceria com Universidade Estadual do Maranhão - UEMA realizaram segundo encontro com Pescadores do município.

A Prefeitura Municipal de Agua Doce do Maranhão, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, realizou no dia 01 de junho, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão - UEMA,  o segundo encontro com os pescadores da região.A ação foi dividida em dois momentos, com a  palestra "BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DO PESCADO”,  realizada no auditório do CRAS, e teve como palestrante a Professora Camila Magalhães Silva, que  explanou  formas simples de evitar doenças causadas por alimentos. O público alvo foram pescadores, vendedores e também consumidores. Na ocasião, também foram abordadas discussões sobre a ativação do mercado municipal do peixe.

No segundo momento da ação, acontecido na Região Magú, o professor Jadson Pinheiro Santos, realizou visita in loco e entrevistas com os piscicultores, afim de diagnosticar a realidade da aquicultura no município. Foram realizados testes e  análises de água de parâmetros básicos como oxigênio dissolvido, Ph, temperatura, amônia tóxica, nitrito e nitrato. Para o gestor da pasta de Agricultura e Pesca, Thiago Aragão, "a ação representa um passo importante para o desenvolvimento econômico dos pescadores, que poderão exercer no dia-a-dia as técnicas aprendidas durantes a palestra, e consequentemente melhor a qualidade do pescado comercializado".