Educação

Prefeitura de Água Doce do Maranhão realiza avaliação antropométrica de estudantes da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Água Doce do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a avaliação antropométrica de estudantes nas escolas da rede municipal. A avaliação é fundamental no diagnóstico de desenvolvimento das crianças, identificando casos de excesso ou de baixo peso. Com os resultados, será possível construir um cardápio para que os estudantes possam consumir os nutrientes que mais precisam e, assim, obter um bom rendimento na escola.

Secretária de Educação Rosária Dias

O secretário de Educação, Rosária Dias, destacou o compromisso da gestão da prefeita Thalita Dias em atender a resolução do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos estudantes da educação básica, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). "A vigilância nutricional dos estudantes, realizada nas nossas escolas, é uma estratégia apresentada pela gestão para embasar as novas políticas públicas em relação aos cuidados alimentares e nutricionais das crianças”, disse Rosária Dias.

Nutricionista Thalita Coelho

De acordo com a nutricionista da equipe da Semed, Thalita Coelho, avaliação antropométrica identificar se a criança está com sobrepeso, obesidade ou baixo peso. "Com a avaliação, vamos ter como resultado qual o estado nutricional que a criança se encontra. A partir desses resultados, poderemos adaptar o cardápio de modo a garantir que os estudantes consumam todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento e, por consequência, ao bom rendimento escolar", explicou.

É com base na avaliação nutricional que o cardápio da rede municipal é feito ou adaptado ano após ano para suprir as necessidades diárias de nutrientes dos estudantes. Ele determina o quantitativo de calorias, carboidratos, vitaminas e sais minerais necessários para a manutenção diária do bem estar da criança, para o bom desenvolvimento psicossocial e para um bom aprendizado.

Conforme legislação federal, pelo menos 30% do cardápio da alimentação escolar servida nas instituições públicas ou comunitárias com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) deve ser composta por produtos advindos da agricultura familiar local. Assim, associações e cooperativas de agricultores selecionados por meio de chamada pública abastecem as escolas com frutas, verduras e hortaliças. Na rede municipal, são entregues frutas, verduras e hortaliças, complementando a alimentação dos estudantes.