Saúde

Em Água Doce do Maranhão: Secretaria Municipal da Saúde alerta população quanto prevenção da dengue e chikungunya

 


A Secretaria Municipal da Saúde de Água Doce do Maranhão, por meio das equipes de Controle e Combate às Endemias, reforça sobre os cuidados que a população deve tomar no objetivo de prevenir a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue e ainda sobre a chikungunya que tem alarmado o País.

O Alerta é para que a população redobre o cuidado principalmente nessa época de chuvas e de alta temperatura, época propícia para que o mosquito reproduza e prolifere.

A recomendação é que ao se desfazer das garrafas o morador faça furos nas mesmas, “pois, caso se perca, no meio ambiente, não haverá perigo de acúmulo de águas dando a chance de reprodução do mosquito da dengue.


O morador deve retirar de seus quintais e interior das casas tudo o que possa favorecer a criação de mosquitos.

DENGUE E CHIKUNGUNYA

As duas doenças têm sintomas parecidos e são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypti, tanto a dengue como a febre chikungunya apresentam sintomas de febre alta, dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite e dor no corpo.

A diferença é que a febre chikungunya gera dor nas articulações, que acomete o paciente de intolerável, deixando a pessoa inativa por um longo período. “A pessoa não tem força para pegar peso, isso pode durar meses ou até anos”, ressalta Fernando Garcia.

Já a dengue provoca complicações como o risco de hemorragias, queda da pressão arterial e agressão dos órgãos.

Todos devemos assumir o compromisso de evitar que o vetor se instale e se reproduza.

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!